4 dicas definitivas para fazer sua marca sobreviver a crise
28 ago 2020Descubra como proteger a sua marca da crise do coronavírus em apenas 4 passos
O novo coronavírus continua sendo o assunto mais discutido no mundo inteiro. Mas e a sua empresa, sobre o que tem falado?
Você só está preocupado com as contas a pagar no fim do mês? Calma, a gente te entende! É normal que em época de crise, muitos se concentrem nos estragos que ela vai causar.
Mas se você pretende fazer a sua marca sobreviver à esta crise, é preciso olhar adiante e dar atenção às oportunidades que as mudanças de cenário podem trazer para o seu negócio.
O desespero geral sobre como vai ficar a economia quando o surto passar é compreensível. Até porque não só o mercado local, mas todo o globo está sendo afetado simultaneamente.
Agora eu te convido a pausar o desespero, respirar e pensar com a gente. Crise também é tempo para inovação, reinventar-se e buscar novas oportunidades. Já imaginou sair desta crise melhor do que entrou?
Então continue com a gente e acompanhe as nossas dicas para sustentar a sua marca em tempos de Covid-19.
Qual deve ser o meu olhar diante do cenário?
Deu para perceber que em poucas semanas o comportamento da população mudou, não é? Enquanto as pessoas estão sendo “obrigadas” a se manterem afastadas, “estar próximo” ganhou uma importância muito maior.
A crise está mudando a percepção das pessoas sobre a vida em sociedade e sobre as marcas ao redor.
Essa é o momento de fazer sua marca ser vista e ser lembrada: seja com mensagens proativas nos seus canais de comunicação (hora de abusar das redes sociais) ou com estratégias que atendam diretamente aos grupos mais afetados pela situação.
A ideia é ser lembrado de forma positiva. Então, antes de sair dizendo qualquer coisa nas mídias sociais, olhe para dentro da sua empresa e defina bem qual a mensagem vocês querem comunicar e qual a melhor maneira de transmiti-la.
1-Não se cale!
Isso mesmo, não fique em silêncio. Para manter uma marca relevante é preciso comunicar.
Ao se calar, seu negócio perde uma excelente oportunidade de criar vínculos com o seu público.
O objetivo agora é manter uma comunicação relevante, transparente e proativa.
Este também não é o momento de pensar em comunicar para vender ou atrair novos clientes. O foco deve ser consolidar relacionamentos: manter engajado o público que você já conquistou e cuidar dele.
Isso também vale para seu público interno: seja transparente. O medo e a ansiedade não ajudam em nada no desempenho dos seus funcionários.
Exponha a real situação deles e tente criar um ambiente de tranquilidade. Todos ganham com isso.
Quando uma marca constrói um relacionamento de confiança com seu público, é muito mais fácil tê-los de volta assim que a situação de crise se encerrar.
Agora você cuida dos seus clientes. Futuramente, a retribuição vem até vocês.
2- Comunique seus valores
Caso ainda não tenha parado para pensar no assunto, esse tipo de atitude pode ser um desafio. Essa mudança vai exigir de você um posicionamento consolidado, apresentando missão, visão e valores.
Essas três palavras vão resumir a sua empresa e definir a forma como você quer se relacionar com o seu público. É importante comunicar esses valores para que as pessoas possam se identificar com a mensagem que você está transmitindo.
Esse é o momento para os pequenos empresários pensarem e desenvolverem isso, além de colocar em prática, claro. Mas para ser efetiva, essa comunicação deve estar alinhada com o propósito da companhia.
3- Tenha clareza sobre o seu propósito
Com missão, visão e valores bem alinhados é muito mais fácil definir qual é o propósito do seu empreendimento.
Tendo isso em mente, tente relacionar esse propósito com as necessidades geradas pela situação atual.
Pense: de que forma a minha marca pode contribuir com a comunidade na qual está inserida?
Você pode produzir e doar máscaras? Maravilha! Você pode reverter parte dos seus lucros em doações? Sensacional! Mas se você não tem condições de fazer isso, vai ficar parado? Não, não!
Pense em outras formas de ajudar. Você pode esclarecer dúvidas dos seus seguidores sobre a doença? Faça! O gesto não precisa envolver ônus financeiro, o importante é não ficar inerte (ou calado)!
Passada essa pandemia da Covid-19, o envolvimento das empresas com causas coletivas e solidárias vai se tornar ainda mais relevante para o seu posicionamento.
Não é tempo de pensar a curto prazo, mas de enxergar as ações tomadas como um investimento que terá seu valor revelado no futuro.
Lembre-se que ações valem mais do que palavras. Esta também é hora de agir
4- Não se isole
Assim como na vida, é importante saber que não estamos sozinhos no universo empresarial. Por isso, busque unir forças com outros empreendedores na mesma situação que você.
Associações de empresários são uma boa forma de manter diálogo com outros empreendedores, trocar informações e aprendizados. Esta é uma boa oportunidade para pensar em parcerias, em adquirir e compartilhar conhecimento.
É essencial usar o momento de crise para aprender e tirar dele as melhores lições que pudermos. Certamente, no futuro sua empresa estará muito mais madura e preparada para lidar com as adversidades.
Respirou fundo? Agora mãos à obra!