Como fazer um home office mais produtivo no momento COVID-19
10 jul 2020Produtividade neste momento não é otimização do tempo, dos resultados, de muitas metas, mas sim gestão de prioridades, do que realmente precisa ser feito. É gestão de si mesmo.
Para ter não só fazer um home office mais produtivo, mas também para continuar cuidando da sua empresa e de você, separamos algumas dicas essenciais:
(1) Hábitos:
É muito mais fácil criar hábitos ruins do que bons, porque geralmente os ruins dão certo prazer. Portanto, se você tinha hábitos de atividade física, alimentação balanceada, hora para dormir e acordar, tente manter estes hábitos. Isso facilitará inclusive depois do período de isolamento social.
(2) Defina uma Rotina
Ter uma rotina no dia a dia é muito importante, e neste momento mais ainda. Isso significa definir ações que precisam ser feitas em cada dia, se possível em cada turno. Por exemplo, às segundas, quartas e sextas, vou malhar ás 6:30; todos os dias vou meditar às 6:00. É importante ter os dias, horários de cada reunião e os dias e horários de fazer sua gestão pessoal e a gestão da sua empresa (atividades como olhar planilha financeira, agendar médico, fazer planejamento da semana).
(3) Sabotadores
A quarentena é uma realidade, a recomendação é ficar em casa, portanto o pensamento de “não consigo fazer home office, não vai funcionar, e as pessoas na minha casa?” podem sim ser autosabotagem, principalmente devido à mudança sem uma programação prévia. Comece acreditando que é possível, pare e observe os sabotadores que irão baixar a sua energia e não vão deixar você fazer o que precisa ser feito. Busque solução, não problemas. Entenda qual o seu papel neste momento e contribua.
(4) Se vista para trabalhar
É muito tentador ficar com a roupa de dormir. Então, tome um banho, coloque uma roupa leve, e comece a trabalhar. Isso ajudará o seu psicológico a entrar no “modo trabalhar”.
(5) Defina um local de trabalho
O ideal é que você escolha um único local para os dias de home office, que seja mais confortável, mais reservado e de menor circulação. Isso poderá ajudar na sua concentração. Não esqueça de estar perto das tomadas e da conexão de internet.
(6) Combinado não sai caro
Para as pessoas que não têm o hábito do home office e tem família ou amigos em casa, é importante fazer um combinado com todos. Avisa no horário de uma reunião online ou o momento que você trabalhará para que todos contribuam. Mesmo que seja necessário fazer um revezamento em casa, no caso de ter crianças pequenas, por exemplo.
(7) Faça uma lista de atividades
Saber o que você vai fazer no dia é a direção a seguir. Faça uma lista das atividades, depois defina as prioridades e horário ou turno de realização. Coloque as tarefas mais importantes em primeiro lugar, aproveite o gás do início do trabalho. Tente fazer essa lista no dia anterior e valide ela no final do próximo dia. Atenção: o objetivo aqui não é te deixar ansioso, estressado ou um “robô”. É realmente fazer você entender o que precisa ser feito e distribuir melhor estas atividades no seu tempo. E “tá tudo bem” se não deu para cumprir algo em algum dia, remaneje para um próximo e não deixe que essas exceções virem regras.
(8) Cuidado, celular é ladrão de Produtividade!
Home office significa trabalho em casa. Então, cuidado com o celular que poderá tirar toda sua atenção, foco e produtividade. Se você já observa que não tem controle, estabeleça um momento no dia para olhar o celular.
(9) Foco nas oportunidades
Hoje temos inúmeras oportunidades online,> yoga, meditação, podcast (inclusive o ajecast!), livros, cursos e muitas outras coisas. Continue seus bons hábitos. Lembra aquele curso online que você comprou e nunca tinha tempo para fazer? Agora pode ser a hora! Pense também em quais oportunidades você pode gerar para você mesmo e/ou contribuir com a sociedade neste momento!
(10) Inteligência emocional
O momento é de cuidar de si e do outro, mesmo que não fisicamente. Não temos ainda a previsão de quando essa fase irá passar. Portanto, precisamos dar atenção a ansiedade, ao estresse, o pânico, aos medos e muitas coisas que podem gerar problemas mentais mais graves.
Então, calma! Evite a todo momento estar em conexão com os conteúdos ruins, o pensamento positivo é importante. É necessário reconhecer que este momento é real, principalmente porque há pessoas que ainda não se deram conta da gravidade. Foque no momento presente, pensar só no futuro e nas incertezas poderá gerar ansiedade.
Que tal focar no seu potencial, nas oportunidades, na criatividade, no que você pode contribuir para sua vida pessoal, profissional, para o seu negócio e também na vida do outro?