Como virar notícia pode valorizar seu negócio: o papel da Assessoria de Imprensa para microempreendedores
15 dez 2020Para o empreendedor ter o seu negócio veiculado na imprensa é uma grande oportunidade de divulgação e reconhecimento público. Isso pode acontecer basicamente de duas formas: através do pagamento de anúncios, que costumam representar um custo alto para a realidade do micro e pequeno empreendedor, ou quando ele vira notícia. Essa segunda opção traz ainda outros benefícios, porque além de ampliar a visibilidade da marca, gera um grau maior de confiança no público ao aparecer em programas jornalísticos.
Mas como o empreendedor chega até os canais de notícias? O caminho mais estratégico é construído através do trabalho da assessoria de imprensa. Esse profissional entende o que pode virar notícia na história do empreendedor e do seu negócio e faz essa ponte com os veículos de comunicação. Por conhecer a linguagem jornalística e as especificidades de cada veículo de imprensa (TV, rádio, jornal, sites, revistas e mídias digitais) é mais fácil o assessor encontrar estratégias de pautar o negócio do seu cliente na mídia.
Diferente da publicidade, em que se paga para ocupar determinado espaço na imprensa, o trabalho do assessor é proporcionar mais credibilidade ao trabalho do empreendedor através de matérias jornalísticas. Isso acontece porque o público entende que aquele espaço não foi comprado pela empresa para falar de si própria, mas que um veículo de comunicação escolheu colocá-lo ali como reconhecimento da sua história e do conteúdo que tem a compartilhar. Dessa forma, a assessoria de imprensa torna-se mais acessível e com excelentes resultados alcançáveis para os micro e pequenos empreendedores.
A assessoria de imprensa também ajuda a gerenciar momentos de crise em que a imagem da empresa possa estar atrelada a algum escândalo ou precise responder a alguma acusação que envolva seu nome. Além disso, consegue antecipar possíveis problemas de comunicação, trabalhando notas de esclarecimentos e ações de relacionamento com seus públicos.
Quando seu negócio pode virar notícia:
- A história do seu negócio por si só pode virar pauta, especialmente se ele tem algum caráter inovador, se dialoga com situações atuais, promove alguma ação voltada para a sociedade, tem personagens inspiradores, entre outros critérios.
- O empreendedor pode ser convidado como fonte especialista do seu segmento para falar sobre determinado assunto, por exemplo: o gestor de uma empresa de contabilidade pode ser entrevistado para uma matéria sobre fluxo de caixa.
- Na produção de eventos, cursos, workshops, lançamento de conteúdos ou produtos.
- Sua marca também pode entrar como personagem para exemplificar e ilustrar alguma matéria sobre um tema específico que tenha relação com sua área de atuação.
Benefícios de trabalhar sua marca na imprensa:
- Ajuda a divulgar seu produto ou serviço
- Gera credibilidade ao negócio e fortalece os laços de confiança entre seu público-alvo
- Consegue manter sua marca em evidência e gerar comentários sobre seu negócio
- Contribui para o rankeamento orgânico na busca por sua empresa no Google
- Incentiva a compra do seu produto ou serviço
- Ajudar a aumentar o número de seguidores e fãs nas redes sociais
- Reforça o propósito da marca
- Ressalta os pontos positivos do negócio através da produção de conteúdo
- Ajuda no gerenciamento de crises que afetem a imagem da empresa