Empreendedor solitário: como reivindicar suas necessidades?
29 abr 2020Gerir a empresa, fazer negócios, pesquisa de mercado, gestão de colaboradores, se manter atualizado sobre seu mercado, sobre a economia... ufa! São muitas tarefas. E no meio de tudo isso - seja quando estamos começando um negócio ou quando já somos mais experientes - entre as inúmeras dores, surge a de ser um empreendedor solitário.
No meio de tantas tarefas e agenda lotada, onde sobra tempo para compartilhar essas dores? Como reivindicar suas necessidades enquanto empreendedor? Aliás, onde buscar informações sobre como reivindicar?
Estas e outras questões podem ser solucionadas ou amenizadas pelo associativismo. Uma forma de se unir a pessoas com as mesmas dores, os mesmos interesses e que estão tão dispostas a melhorar o cenário da classe empreendedora quanto você.
O que é associativismo?
Associativismo é o movimento de congregação de determinada classe em associações representativas para defesa de seus interesses. Segundo o Sebrae (2019), é uma pessoa jurídica, registrada em cartório e constituída livremente pela união da comunidade. A Associação de Jovens Empreendedores (AJE) é um exemplo de associativismo.
A AJE está presente por todo país e mantém contato com outras entidades para ter mais força ao reivindicar as necessidades dos seus associados e da classe em geral.
Para que serve uma associação?
Uma associação se constitui da junção de voluntários que buscam satisfazer interesses e necessidades em comum da classe em questão. A AJE-BA, por exemplo, tem o objetivo de defender os interesses do jovem empreendedor baiano perante a sociedade e conta com um time de voluntários para fazer isto acontecer. Então, se faz necessário também uma representatividade política (apartidária) e a construção de uma relação com outras associações.
A associação tem o papel não somente de unir pessoas com interesses em comum, mas também de acolher as dores e servir de apoio para o empreendedor. A entidade existe para criar conexões, fornecer informações e atualizações sobre o mercado, buscar entender quais as necessidades e solucioná-las.
Quem faz a associação é o empreendedor
Mais do que um time de voluntários, uma associação tem força quando a classe se une, se associa e participa junto. Para ter êxito em suas atividades e para ser reconhecida perante outras entidades, a associação conta sempre com a participação do associado.
A AJE- BA promove capacitações, eventos de networking e outras experiências para que seu associado esteja sempre presente e em contato com outros. Assim, ganha-se visibilidade, força e representatividade perante a sociedade.
O crescimento e fomentação do empreendedorismo é feito pelas duas partes. A associação precisa acolher o empreendedor e suas dores, mas ele também é imprescindível para que ela aconteça.
Você já conhece sua associação e os benefícios que ela lhe proporciona?
Se conecte a outros empreendedores e faça parte ajudando a crescer esse ecossistema.