Empreendedorismo como oportunidade para recolocação profissional
25 set 2020Em tempos de crise econômica, recessão financeira, demissões massivas e redução do número de ofertas de vagas, retornar ou mesmo ingressar no mercado de trabalho é um desafio até para os profissionais mais qualificados.
De acordo com pesquisa realizada IBRE/FGV e a Pnad Contínua em 2019, o Brasil concentra um total de 4,9 milhões de desalentados, isto é, pessoas que desistiram de procurar emprego motivadas pela recessão e outros fatores pessoais ou macroeconômicos. Deste total, 51,3% têm entre 14 e 33 anos. Ou seja, mais da metade dos brasileiros que perderam as esperanças de voltar ao mercado de trabalho são jovens.
Existem muitas justificativas para esses números, desde ausência de vagas até inadequação nas atividades encontradas e incompatibilidade com as empresas. São índices que tendem a se tornar ainda mais críticos com a pandemia do novo coronavírus, mas que por outro lado também tem representado o surgimento de novos negócios e iniciativas empreendedoras.
Você se identifica com essa realidade? As poucas vagas que aparecem não respondem às suas expectativas profissionais e você quer construir a sua própria jornada? Acredita que pode ser seu próprio chefe? Então acompanhe as dicas a seguir.
Em busca da recolocação profissional através do empreendedorismo
O cenário atual exige profissionais cada vez mais flexíveis e multifuncionais, já as empresas precisam ser mais humanas e descentralizadas. Essa é a realidade das empresas do século 21, onde cumprir a demanda é mais importante do que bater ponto e o trabalho em equipe e a colaboração, tem mais valor do que a competitividade. A seguir reunimos quatro insights para você que quer imergir no mundo do empreendedorismo e se lançar no mercado de trabalho como dono do próprio negócio.
1- Defina o seu segmento e propósito da marca
Aquele seu talento deixado de lado, aquele sonho antigo, pode virar um negócio capaz de mudar a sua e a realidade de inúmeras pessoas à sua volta. Lembre-se que será um negócio novo que contará com toda sua dedicação, então precisa ser algo que realmente você goste de fazer. Defina a área, nicho, público-alvo, diferencial e como quer posicionar a sua marca, que mensagem quer passar com o seu produto ou serviço.
2 - Construa um Plano de Negócios
Construir um plano de negócios é determinante para fazer seu negócio sair do papel com menos riscos e ferramentas concretas para execução da sua empresa. Ele vai te guiar em todo o planejamento estratégico, desde análise do cenário, concorrência, viabilidade financeira, investimento mínimo, estratégias de marketing e definição de metas a curto, médio e longo prazo. Existem alguns modelos gratuitos e de fácil acesso na internet.
3 - Reative sua rede de contatos
Manter relacionamentos profissionais estratégicos é imprescindível para uma jornada de sucesso. Por isso resgatar antigos contatos, reativar relacionamentos e retomar o contato com algumas empresas deve ser considerado. Além disso, é preciso estar presente em eventos, feiras, workshops e demais encontros profissionais como um lugar para gerar networking. Lembre-se da máxima: quem não é visto não é lembrado!
4 - Invista em conhecimento
Nunca é tarde para iniciar um curso, investir em outro idioma ou participar de algum programa de capacitação. O conhecimento não serve apenas para encher o currículo de títulos, mas principalmente para gerar experiência e clareza sobre as necessidades do seu negócio, te ajudar a ser crítico e entender as tendências do mercado onde atua. Afinal, é o conhecimento que vai te acompanhar nas decisões sobre os próximos passos a serem dados na sua empresa.
Fique ligado: não é da noite para o dia que o negócio vai dar certo, portanto, tenha paciência e não espere resultados imediatos. Assim que o negócio estiver estruturado, faça da internet seu aliado. Divulgue e venda seus produtos ou serviços de modo online, produza conteúdo e peça apoio da família e amigos para ajudarem no compartilhamento. Outra dica importante é construir um bom relacionamento com seus clientes. Eles são o termômetro do seu trabalho. E para você que deseja conhecer mais sobre o mundo do empreendedorismo a AJE Bahia pode te ajudar!
AJE BAHIA
A Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-Bahia) é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão fomentar e desenvolver o cenário empreendedor baiano. Desde 2006, a entidade auxilia o jovem empreendedor através de:
- oportunidade para fazer novos negócios;
- conexões em redes de negócios;
- descontos em eventos de parceiros;
- participação dos membros na Confederação Nacional de Jovens Empresários - CONAJE;
- ações de Responsabilidade Social.
Em resumo, a AJE oferece todo o suporte para que o empreendedor esteja ligado a uma rede de profissionais altamente qualificados e agregando valor a sua jornada empreendedora. Associe-se através do site e nos acompanhe em nossas redes sociais. Instagram: @ajebahia