Marketing Digital na crise: hora certa de investir?
24 jul 2020Muito tem-se falado a respeito do Marketing Digital nos últimos anos, sobretudo em 2020 com as constantes mudanças decorrentes da pandemia que surpreendeu o mundo. Antes de pensarmos se esse processo (no sentido literal da palavra) é algo essencial para manter ou mesmo investir nesse momento, é necessário entender seu contexto histórico e todas as suas possibilidades. Ou seja, como para tudo nesse momento, é preciso cuidado.
O Marketing Digital, encurtando um pouco o seu conceito, é a aplicação, no âmbito digital, do Marketing tradicional, já reconhecido por seu papel na conversão de pessoas e grupos através da criação oferta e negociação de produtos. Ou seja, aplicamos os preceitos desse método utilizado com sucesso ao longo de muitos anos aos meios digitais - entenda todas as mídias disponíveis na Web, não só redes sociais, como sites, blogs, canais de vídeos, fóruns etc.
Ainda que dê para defini-lo de uma maneira prática, o Marketing Digital é muito mais amplo do que parece, ele não é estritamente ligado à vendas, por exemplo. Quando falamos de aumentar nossa rede, fortalecer a nossa marca e realizar melhores vendas, todos esses são objetivos que o Marketing Digital pode alcançar para uma empresa. Ou seja, ele existe para atrair, preparar e relacionar sua marca e produtos ou serviços com os públicos e nesse meio há um importante fluxo de troca, relacionamento direto ou indireto, transmissão de conteúdo e coleta de feedbacks. Tudo depende do objetivo a ele empregado e como este será tratado no planejamento.
Então, é possível dizer que o Marketing Digital não é essencial para sua empresa, mas ele é fundamental se ela pretende alcançar objetivos tendo a internet como veículo, seja para lançamento de ofertas ou recebimento de informações e feedbacks do seu público. É possível utilizar quase todos os canais virtuais de maneira isolada, mas se o objetivo é um retorno positivo e algum sucesso, é preciso estratégia, principalmente porque com as constantes evoluções ocorridas no modo de consumo das pessoas ao longo dos anos, faz-se necessário muito cuidado para criar ações de impacto, sobretudo que envolvam relacionamento.
Partindo do pressuposto de que a utilização desse importante mecanismo é fundamental em uma organização ou para um empreendedor que pretende obter sucesso em relacionamento, venda ou reconhecimento de marca, é correto o entendimento de que o Marketing Digital tem sim um importante papel durante um período de crise como o atual, porém, é claro, tendo como muito bem definido seu propósito, posicionamento, branding, personas e canais.
O que o Marketing Digital pode fazer hoje pensando no futuro
Cada marca tem seu próprio direcionamento estratégico, público, vontades etc, o que torna difícil detalhar muitas dicas de ações para iniciar ou dar continuidade em uma estratégia de Marketing Digital, sobretudo no momento atual. Mas algumas coisas podem ser levadas em consideração como prioridade em qualquer contexto:
- Estar nos lugares certos, onde você sabe que o seu público ideal está, seja a rede mais popularmente conhecida ou não;
- Evidenciar a empresa com um marketing de conteúdo qualificado, com conteúdo inteligente e adequado para o momento - meça tudo em tempo real, todos os feedbacks, resultados de ações etc corrigindo e aplicando;
- Faça constantes pesquisas através de palavras-chaves, termos, campanhas, avalie o que outras marcas estão falando e fazendo e, o mais importante, como o público está reagindo a tudo isso. Claro que tudo em concomitante e de acordo com as ações planejadas. O planejamento, seja micro ou macro é essencial para este momento.
E para uma atuação em redes sociais, onde o público é cada vez mais prático, analista e passivo de construir e distribuir opiniões, conseguimos descrever pontos de atenção ainda mais minuciosos.
5 dicas para um posicionamento consciente em tempos de crise
1- ATUALIZAÇÕES CONSTANTES
Mantenha sua base informada. É importante que todos estejam atentos às informações sobre a crise instaurada e como isso pode afetar seu negócio, mostre ao seu público como a empresa entende e reage a este momento.
2- AFIRME E REAFIRME SEU COMPROMISSO
Informe sobre medidas de seguranças adotadas e como isso afetará a experiência do seu público com seu produto ou serviço. Reforce a responsabilidade de todos fazerem seu papel em meio ao momento em que estamos vivendo.
3- TENHA CONTATO DIRETO COM O CLIENTE
Contatos diretos com o cliente podem ser muito importantes. Conhecer as pessoas que propagam sua marca é o primeiro passo, converse de maneira franca com elas, demonstre empatia e passe segurança. Essa é uma forma de estimular a difusão da sua mensagem mas também de coletar feedbacks pontuais que podem ajudar você com ajustes e inovações.
4- AVALIE SEU CONTEÚDO CONSTANTEMENTE
Todos foram pegos de surpresa, algumas coisas já estavam prontas e até programadas. É o momento de avaliar se ainda se encaixam para o momento, repensar alguns contextos, imagens para que reforcem a preocupação atual. Os planejamentos são mais constantes e pontuais, por isso, esteja sempre atento para passar a mensagem correta, se colocando no lugar de quem vai receber aquele conteúdo.
5- OPORTUNIDADE X OPORTUNISMO
Neste momento, o tempo online das pessoas aumentou, elas estão consumindo mais conteúdo digital e de redes sociais, por isso, a audiência da sua marca em alguns desses canais pode ter aumentado. Essa dado pode apresentar possibilidades para seu negócio, mas tenha cuidado com a forma que usará isso, para que seus conteúdos não soem oportunistas. É importante levar em consideração as dicas anteriores antes de pensar em qualquer oferta para não passar a mensagem errada.