Microempreendedores e a crise do coronavírus: como lidar?
30 abr 2020Desde que o novo coronavírus começou a se espalhar em diversos países ao redor do mundo, tudo precisou entrar em um certo estado de “pausa”. Lojas foram fechadas, ambientes públicos interditados e empresas passaram a atuar em sistema de “home office”. Diante desse cenário, o país tem promovido diversas campanhas de apoio aos pequenos empreendedores, que acabam sofrendo um impacto maior em seus negócios. Se você também é um microempreendedor ou conhece alguém na sua rede e deseja ajudar, fique atento aos seguintes passos:
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Dê preferência ao comércio que existe no seu bairro
Opte por consumir no mercadinho, naquela padaria que existe perto de você. Compre máscaras na costureira em quem você confia. Essa atitude pode ajudar a mantê-los ativos em seus negócios por mais tempo.
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Aproveite as ofertas de delivery
Muitos restaurantes têm mantido a cozinha aberta e optado por serviços via delivery. Aproveite esse momento para conhecer novos temperos ou simplesmente aproveitar aquele restaurante que você já conhece e ama.
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Consuma, mas também compartilhe
A vitrine para a maioria dos microempreendedores são as redes sociais. Aproveite para consumir e compartilhar o que eles produzem! Uma simples publicação pode ajudá-los e fazer com que seu negócio, produtos e serviços sejam vistos e conhecidos por mais pessoas.
E se você é microempreendedor...
A criatividade nunca foi tão importante. Procurar novas formas de compartilhar, produzir e entregar seu produto se tornou essencial.
Segundo informações disponibilizadas pelo Sebrae, cada segmento terá tendências diferentes. Entre o varejo, se espera uma queda de 6%, com exceção dos supermercados, onde é projetado um crescimento de 14% . Para minimizar os efeitos, entre as dicas, estão utilizar serviços de delivery e os canais digitais (como site e aplicativos) para manter o contato com os clientes.
Já para o segmento de moda, se espera uma diminuição exponencial, já que as pessoas vão começar a focar mais em itens básicos de necessidade como alimentação e produtos de limpeza. Para continuar operando nesse período, vale tentar serviços complementares como provador por delivery e parcerias com aplicativos de entrega.
Quando falamos do segmento de alimentação, as pesquisas mostram que os negócios que se mantém funcionando com entrega podem minimizar os efeitos da crise. Para os que fecharam suas portas, é importante nesse momento reduzir os custos, renegociar prazos e reduzir a equipe por meio de férias e banco de horas.
Para a área de saúde, ao contrário da grande maioria, se espera um crescimento de 17% no faturamento das farmácias e drogarias. Para esse segmento, é importante garantir os suprimentos necessários, tanto de remédios quanto dos materiais de proteção individual e contribuir com ações educativas voltadas para a promoção da saúde.
Além disso, é fundamental para todos os segmentos manter suas redes atualizadas para não ser esquecido e manter a relação com os clientes, procurando sanar as suas dores de alguma forma. Esse pode ser também o momento para se capacitar e verificar possibilidades de divulgar novos produtos e serviços.
Com certeza, o momento é desafiador, mas, como todo desafio, pode e deve ser driblado com muito cuidado, disciplina, criatividade e paciência.
Aproveite o momento para apoiar pequenos negócios (se você for consumidor) e amadurecer ainda mais sua gerência e negócio (se você for empreendedor).