O tal do mindset empreendedor
28 abr 2020Todo empreendedor de curta ou longa estrada já deve ter escutado pelo menos uma vez na vida o termo mindset. Mais do que uma palavrinha do universo coaching, um atributo onde possuí-lo pode fazer o empreendedor impulsionar sua estratégia, modus operandi, bem como suas perspectivas do negócio como um todo.
Mas afinal, o que é mindset?
A chamada “configuração mental” ou “mentalidade” está ligada ao funcionamento da mente do empreendedor diante dos sonhos, desafios, oportunidades ou situações em geral, as quais estarão sujeitas o seu negócio.
Nessa linha, falar de mindset empreendedor é o mesmo que falar de mudança, “virada de chave”. E vamos além: uma postura diferenciada sobre quem de fato, em nome do sucesso do seu negócio, está disposto a sair do estado atual e experimentar o crescimento. Pode ser traduzido também como o senso inconformado de quem empreende. A disposição para se necessário, sair dos padrões e traçar um caminho próprio.
Conquistar o mindset empreendedor pode ser o trampolim para alcançar um novo patamar ou mesmo para as pessoas transcenderem suas habilidades. Nem todo mundo nasce programado, mas é possível adquirir com a prática de novos hábitos. Reunimos algumas dicas que podem ajudar nesse processo.
Dicas para desenvolver o mindset empreendedor
-
Volte ao início
É preciso fazer com que seu cérebro entenda que no futuro você quer ser maior do que é hoje. Revisite diariamente o propósito do seu negócio, os objetivos. Relembre onde você quer chegar e o quais ações são necessárias para se alcançar as metas. Vale a pena incluir aí uma reanálise pessoal, passando pelo autoconhecimento.
-
Errar faz parte
A maior parte da vida de quem empreende é sobre tentativas e erros. Procure ressignificar os erros e aprender com eles. Pessoas com mindset empreendedor analisam e tiram proveito do que não deu certo para aperfeiçoar e aprender mais.
-
Permita-se desafiar
Zona de conforto é termo proibido no dicionário empreendedor. Quanto mais você se coloca em situações alheias às suas habilidades, mais chances terá para descobrir novas competências. Pelo menos, todos os dias tente fazer algo que o motive a buscar uma solução diferente do que você aplicaria.
-
Mova-se
Que tal buscar uma rota diferente para o caminho ao escritório que você faz todos os dias? Ou usar o mouse na mão contrária à habitual? Medidas assim podem ser o começo para você treinar coisas diferentes. Seguir com disciplina a lista de afazeres, bem como pensar soluções fora da caixa, podem fazer você chegar mais rápido na dor do cliente. Ao tratar as tarefas como problemas você exercita o mindset empreendedor.
-
Aprenda com os outros
Empresários são diferentes entre si, possuem identidades, objetivos, produtos, problemas, clientes diferentes e claro, pontos focais para emprego do mindset empreendedor no negócio. No entanto, vale a pena conhecer as experiências dos outros, a fim de identificar semelhanças ou até mesmo incrementar sua abordagem.
Depois dessas dicas, é possível que você já esteja fervilhando novas ideias ou mesmo já tenha começado a resgatar na memória práticas que estavam esquecidas. O processo não vai ser igual para todo mundo. Tal qual uma academia é necessário constância e disciplina para cada tarefa. Boa jornada!