Negócios e cuidados maternos: conheça a rotina de mães empreendedoras nessa quarentena
12 mai 2020O mês de maio é marcado por homenagens ao Dia das Mães. Muitas das quais também são empreendedoras e se, em tempos normais conciliar a jornada à frente de um negócio próprio com o papel de mãe já é algo que exige bastante jogo de cintura, em períodos como o que estamos vivendo agora, isso se torna ainda mais desafiador.
Com as medidas de distanciamento social adotadas para conter o avanço da Covid-19, circulação restrita, escolas fechadas e filhos em casa em tempo integral, muitas mulheres precisaram readaptar seus horários e rotinas para dar conta simultaneamente da gestão do negócio e dos cuidados maternos. Se você é uma delas vai se identificar com as experiências que compartilhamos aqui.
Mãe do pequeno Anthony, de 2 anos, a empresária Jaqueline Oliveira faz parte desse time. À frente da empresa de contabilidade Melo e Oliveira Perícia e Serviços Contábeis, ela conta que acabou diminuindo um pouco as noites de sono porque o dia acaba se alongando para dar conta de todas as atividades.
“Mudou tudo, menos o amor. Antes ele ia para escola, agora fazemos as atividades em casa e eu faço o máximo para resolver tudo por ligação e videochamadas durante o dia, enquanto ele dorme ou assiste algum desenho”, diz Jaqueline.
Jaqueline Oliveira e Anthony
Mas se você acha que a jornada acaba aí, está muito enganado. À noite e ao longo da madrugada, ela conta que continua trabalhando para resolver as questões operacionais. O desafio, no entanto, não desanima a empresária. Jaqueline destaca que tem sido muito bom passar mais tempo com seu filho, fazer as refeições juntos e as atividades escolares.
Quem também tem vivido a mesma situação nessa quarentena é a engenheira Diana Paes. Sócia da empresa Green Edifica Consultoria, ela diz que o fechamento das escolas e o isolamento total dos avós foi o que mais refletiu na sua rotina como mãe da pequena Amanda, de 3 anos.
“Trabalho à distância já era realidade para mim, mas nesse cenário precisei me reorganizar e dividir as responsabilidades com o pai. Como mãe, tenho aproveitado para ver o lado positivo de dedicar mais tempo à minha filha, que completa 4 anos esse mês”, se derrete Diana. Tanto no caso dela quanto no de Jaqueline, nada como fortalecer a relação mãe e filho, não é mesmo?
Diana Paes e Amanda
Dica da AJE – Gerir seu tempo e demandas de acordo com a realidade assim como conversar com a família e com os próprios filhos são imprescindíveis para organizar melhor a rotina nesse período. É o que aconselha a Diretora de Desenvolvimento da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-Bahia), Eleine Passos.
“Primeiro, é importante entender que estamos em um momento atípico e não se cobrar demais. Depois eleger prioridades e horários para o dia, que contemplem objetivos do negócio, tempo com os filhos e cuidados com a casa. O segredo é não criar uma lista imensa de afazeres”, afirma. Ela lembra também que alguns dias serão mais produtivos do que outros. E tudo bem com isso, tá?
Além disso, ela observa que, se a criança já tem idade para compreender, é importante deixar claro que, mesmo em casa, a mamãe estará trabalhando em determinado horário. “Para aquelas que têm outro membro da família para dividir os cuidados com o filho e a casa, vale fazer um acordo na divisão de responsabilidades”, acrescenta.
Então, está vendo como outras mães têm equilibrado a rotina cuidando dos filhos com o andamento de seus negócios em meio à pandemia? Compartilhar essas histórias é a nossa forma de dar parabéns a elas e também a você e a todas as outras mamães empreendedoras. Um feliz Dia das Mães!