O associativismo como saída para a crise
10 jul 2020O associativismo sempre teve um papel de forte relevância na economia, uma vez que a criação de redes de negócios auxilia no desenvolvimento e fortalecimento de muitas empresas, seja qual for o seu porte.
Nesse momento de crise que estamos vivenciando, o associativismo se apresenta como uma força impulsionadora que pode vir a ser uma forte base de sustentação para negócios que de alguma forma estejam fragilizados, já que é da natureza de uma associação fomentar a troca de conhecimentos, conexões e geração de negócios mútuos.
A crise do coronavírus tem causado consequências diretas no fluxo da nossa economia e impactado principalmente os negócios dos micro e pequenos empreendedores, que são mais frágeis do ponto de vista financeiro. É um momento que exige muita atenção e cuidado e pode gerar um recuo em diversos segmentos. E é aí que entra o poder do associativismo como saída para muitos dos desafios que estamos enfrentando.
Parcerias, vendas e networking são mais fáceis de serem efetuados dentro de um grupo que tem objetivos em comum, assim como a troca de conhecimentos para resolver algum problema da empresa.
As associações também cumprem o papel de representar os direitos de seus associados junto aos governantes e dessa forma não só cobrar ações políticas, como oferecer alternativas, liderar movimentos e apoiar causas de interesse do seu público.
É assim, trabalhando em conjunto, para promover o bem comum e o desenvolvimento socioeconômico, que a Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA) tem desenvolvido uma série de ações que visam auxiliar os empreendedores, compondo uma rede de apoio.
De conteúdos e interações online para troca de experiências, compartilhamento de dores e soluções, até a promoção de eventos virtuais para fortalecimento do networking e estímulo à geração de negócios entre pequenos empresários, a AJE - BA tem atuado para fortalecer o espírito de união entre os pequenos negócios.
Em todas as ações, o intuito é sempre o de buscar alternativas para seguir em frente e minimizar os efeitos da crise com base na cooperação mútua entre os associados.
Que tal conhecer melhor a força desse ecossistema empreendedor e fazer parte da nossa comunidade ajeana? Fale conosco através do Contato aqui no site ou através de nossos canais nas redes @ajebahia.