Palestra promovida pela AJE Bahia discute conscientização sobre carga tributária
26 mai 2022Como uma das ações do Feirão do Imposto 2022, foi realizada na noite da última quarta-feira, 25, a palestra “O contribuinte e a carga tributária, como conscientizar?”. O evento contou com a participação de membros da Diretoria da AJE Bahia e de pessoas interessadas em conhecer o assunto, abordado de forma simplificada e focado na conscientização sobre a alta carga tributária que contribuintes e empresas pagam.
Segundo uma das palestrantes da ocasião, a contadora e mantenedora da AJE na Bahia, Neilla Almeida, o papel de cada cidadão é buscar cada vez mais informações sobre os impostos pagos e como eles impactam a sociedade. “A população reclama de pagar impostos porque não entende o que são e como são utilizados, então é preciso, antes de tudo, ter disposição para aprender e cobrar o poder legislativo, juntamente com outros agentes sociais, para que seja concretizada uma Reforma Tributária, tão necessária para o país”, destacou.
Nos quatro primeiros meses deste ano, cerca de um trilhão de reais foram pagos pelos contribuintes, no Brasil, aos cofres públicos a partir de impostos. A cifra, que já é representativa, ganha mais expressividade quando se avalia a eficiência na aplicação destes recursos em serviços públicos, como saúde, educação e segurança, sobretudo. “Quem muda é o povo, então é preciso que a população provoque e crie debates com os representantes políticos para que haja uma mudança nesse cenário de tributação brasileira, é algo que pode demorar, mas a gente consegue sim”, reforçou a coordenadora do Feirão do Imposto na Bahia, Jéssica Silveira.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), se colocar na ponta do lápis, o contribuinte vai perceber que, na média mensal de contas pagas pelos consumidores no país, metade do que é gasto tem como destinação os impostos. “O país não sobrevive sem tributação, mas as pessoas se perguntam porque se aumenta tanto a carga tributária e não se vê o gasto público, então é preciso focar em Educação para criar, principalmente nas crianças, o senso de cidadania, assim elas saberão que devem pagar o imposto, mas cobrar o bom uso dele”, ressaltou o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade, Antonio Claudio Silva de Vasconcelos, também presente no evento.
Sobre o Feirão - Nascido em Joinville em 2002, o Feirão do Imposto é um movimento coordenado pela CONAJE e em 2022 está presente em 30 entidades participantes distribuídas pelo Brasil.
Este ano, o Dia D acontece neste sábado, 28 de maio, às 8h, no Posto Petrobahia, localizado na Av. Gen. Graça Lessa, 362 - Engenho Velho de Brotas, em Salvador. Cada cliente que estiver em carro poderá abastecer até 10 litros de seu veículo, para os clientes que estiverem em moto, será permitido o abastecimento de até 5 litros, considerando o valor do combustível sem imposto.
O preço sem imposto será válido até atingir o limite de gasolina estipulada, de 10 mil reais, cota total destinada pelo posto para a ação. “A ideia é consciência na teoria e na prática, para que a população saiba o quanto paga em impostos”, finalizou a coordenadora do movimento na Bahia, Jéssica Silveira.