Pessoas e processos: como as empresas podem se preparar para a retomada
04 set 2020É importante entender onde sua organização está no momento; quais as demandas do seu segmento; avaliar o que já foi feito; e identificar, das ações implantadas, o que será continuado, adaptado ou revisado. É fundamental aproveitar os aprendizados e vivências no momento de crise e ressignificar em oportunidades, ações preventivas e planejamento.
Para entender um pouco mais sobre como as empresas podem se preparar para a retomada focando nas pessoas e nos seus processos, listei 10 ações fundamentais para qualquer empreendedor.
- Atenda aos requisitos, decretos e protocolos de saúde e segurança do trabalho. Busque as orientações do Ministério da Saúde, Gestão Municipal e Estadual e OMS.
- Antes da retomada física, avalie a necessidade de alterar a estrutura, layout, aquisição de EPIs, materiais de limpeza específicos e outros equipamentos que garantam a segurança dos funcionários, clientes, fornecedores, prestadores de serviços.
- Avalie o melhor momento para construir ou revisar o Planejamento Estratégico. É sempre importante ter um direcionamento estratégico. Análise os impactos ao seu negócio, a Visão organizacional e as prioridades do momento para garantir sustentabilidade/ sobrevivência. Uma dica especial é o episódio do AJECAST sobre Planejamento Estratégico nesse link: https://spoti.fi/30sTvuV
- Tenha um plano de ação para o retorno que contemple as equipes, os processos internos, as entregas, a relação com os stakeholders e outros pontos relevantes e prioritários. Levante as demandas, as funções (habilidades e perfis), necessidades de escalas (CH), reestruturação dos quadros de pessoal etc.
- Seja transparente com as medidas tomadas. Comunique continuamente e envolva as pessoas nas mudanças, se possível desde o início do desenho da retomada, escute o que as pessoas têm a dizer sobre o período de isolamento e sugestões de adaptação e realinhamento.
- Atente para questões trabalhistas, como jornada, escalas, aditivo aos contratos de trabalho, mudança de cargos/funções.
- Defina áreas e/ou processos internos que serão redesenhados ou adaptados. Pense em processos mais enxutos, ágeis e também em controles internos. Analise a viabilidade de implantar processos automatizados e de investir em transformação digital.
- Identifique todas as necessidades de treinamentos.
- Inclua e fortaleça práticas de Responsabilidade Social e adequação aos ODS (Agenda 2030). Você pode ver aqui ações implantadas pelas empresas nesse link: https://www.interdependencia20.org/empresas-b
- Fortaleça ou desenvolva mais parcerias.
Reforço também a importância de não deixar de lado a Governança. Mesmo com as dificuldades é fundamental trabalhar com transparência, ética e conformidade, a partir de objetivos, indicadores, metas e monitoramento das ações e resultados. Revisar e realinhar as ações e estratégias pode ser um diferencial nesse momento de transição.
Além dessas dicas, o Protocolo Retomada Sebrae (https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/protocolosderetomada) é fundamental para estarmos atentos a todos os cuidados que precisamos tomar.
Vale a pena conferir!